A cirurgia bariátrica representa atualmente a melhor estratégia para tratamento da obesidade mórbida. Entretanto, a rápida perda de peso que ocorre após a cirurgia vem acompanhada de uma considerável perda de massa muscular, sendo necessária a suplementação proteica pós-cirurgia bariátrica.
A alimentação após o procedimento cirúrgico sofre uma redução bastante considerável. Nas cirurgias disarsortivas ou mistas há maior deficiência de macro nutrientes, principalmente de proteínas, seja pela menor ingestão ou pela menor absorção. É importante destacar que a necessidade proteica no período pós cirúrgico imediato torna-se ainda maior, pois há maior catabolismo.
Um dos maiores desafios e dificuldades para o paciente é a suplementação proteica pós-cirurgia bariátrica.
Após a cirurgia bariátrica ocorre uma redução na capacidade gástrica; menor produção de ácido clorídrico; menor contato com sucos digestivos e, consequentemente, menor ingestão de alimentos e redução na absorção de nutrientes. Alguns pacientes ainda apresentam intolerância a alimentos proteicos (carnes, ovos, leite e derivados), comprometendo a ingestão recomendada.
A melhor opção para atingirmos esta recomendação, é o uso de suplementos proteicos, pois a quantidade de proteína ingerida só através das refeições é muito baixa, principalmente nos primeiros 6 meses de pós-operatório.
Portanto, recomenda-se o consumo de, aproximadamente, 60g por dia de suplemento proteico para complementar a quantidade ingerida pela alimentação.
Benefícios do Whey Protein
O Whey Protein, em comparação a outros suplementos, é a opção de melhor absorção e a que promove maior saciedade por possui maior teor de aminoácidos de cadeia ramificada (importantes para prevenir a degradação do tecido muscular). Alguns estudos também destacam que o consumo de whey tem efeito estimulante do sistema imunológico.
Um aspecto importante a ser avaliado é o tipo de Whey que será utilizada. O Whey protein isolado é mais puro e concentrado, contêm 90% ou mais de proteína, pouca ou nenhuma lactose e gorduras. O Whey Protein concentrado possui entre 29% e 89% de proteína, dependendo do fabricante. A medida em que a concentração de proteína diminui, aumenta a de gorduras e/ou lactose.
A escolha do tipo de suplemento proteico irá depender do objetivo do paciente, poder aquisitivo e palatabilidade. O Whey protein, em comparação aos outros suplementos, é o de melhor absorção, fácil digestibilidade, possui maior teor de aminoácido de cadeia ramificada (importante para prevenir degradação do tecido muscular) e é um bom estimulante do sistema imunológico.
Dicas para variar a suplementação de proteína:
- Incluir na alimentação iogurtes, leite e bebidas lácteas com maior teor proteico, que podem ajudar a adequar a quantidade diária recomendada.
- Misturar Whey protein neutro/sabor baunilha com frutas cítricas (maracujá, abacaxi, limão), manga, morango, ameixa. Pode adicionar iogurte ou leite desnatado, leite vegetal (aveia, arroz, castanha).
- Bater num mix frutas congeladas (morango, manga, banana, kiwi) com whey protein neutro ou baunilha. Pode adicionar iogurte/ leite desnatado/ leite vegetal.
- Bater num mix iogurte/ leite desnatado/ leite vegetal com gelatina diet pronta e whey protein neutro/ baunilha.
- Adicionar crisps de proteína por cima das refeições salgadas, frutas e iogurtes desnatados.
Portanto, cabe lembrar de que a dose recomendada de vitaminas deve ser prescrita pelo nutricionista que já acompanha o paciente em todo processo cirúrgico.
Você tem dúvidas sobre a obesidade, diabetes, cirurgia bariátrica, cirurgia metabólica e sobre o que comer após a cirurgia bariátrica? Aqui no site e no canal do YouTube Instituto Dr. Paulo Reis você encontra vídeos com respostas para dúvidas frequentes, orientações de pré e pós-operatório e muito mais.
Dr Paulo Reis Esselin de Melo