A cirurgia bariátrica garante uma perda de peso permanente? Se você fez ou deseja fazer uma cirurgia de bypass, um de seus maiores temores pode ser recuperar o peso.
Segundo o Dr. Paulo Reis, essa é uma dúvida bastante frequente dos pacientes que se submetem ou não a cirurgia de bypass.
Neste vídeo, ele explica que é preciso haver um acompanhamento pós-cirúrgico e também um comprometimento do paciente na obtenção de seus objetivos.
Como o peso é recuperado após a cirurgia bariátrica?
Ganhar peso ou não após o procedimento cirúrgico, antes de mais nada, se resume aos hábitos alimentares. Pesquisadores destacam que cinco comportamentos alimentares foram amplamente responsáveis por uma quantidade maior do que o normal de ganho de peso. São eles:
- comer compulsivamente;
- comer quando se sentir satisfeito;
- comer continuamente durante todo o dia;
- comer fora de controle;
- exagerar no fast food.
“A cirurgia de bypass a não é uma varinha mágica”
Especialistas ressaltam que a cirurgia de bypass por si só não é uma solução permanente para a obesidade. É uma ferramenta para perder peso.
Assim que isso ocorrer, é preciso se exercitar e comer de forma inteligente para manter o novo peso. Bem como, é importante seguir um plano de nutrição diligentemente para garantir que a nutrição seja adequada e para manter a massa muscular.
Em suma, o objetivo final é fazer uma dieta regular em quantidades menores.
Quanto peso você precisa manter para que a cirurgia bariátrica seja um sucesso?
Em síntese, os riscos à saúde associados à recuperação do peso são proporcionais à quantidade de peso recuperado.
Do mesmo modo, a maioria dos procedimentos bariátricos é bem-sucedida. Embora a cirurgia bariátrica seja o único caminho para a perda permanente de peso, a variabilidade nos próprios procedimentos cirúrgicos pode afetar o sucesso.
Quer saber mais? Leia nosso artigo Quais são as chances de ganhar peso após a bariátrica?