Blog - USO DE VITAMINAS APÓS BARIÁTRICA

Horário de Atendimento

Seg - Sex: 08h - 17h

Telefone

(62) 3291-6356

WhatsApp

(62) 99275-1838

USO DE VITAMINAS APÓS BARIÁTRICA

03/08/2022 Categoria: Saiba Mais
USO DE VITAMINAS APÓS BARIÁTRICA

A cirurgia bariátrica é reconhecida como o instrumento mais eficaz para controlar e tratar a obesidade. As vantagens da cirurgia incluem a correção de doenças crônicas como hipertensão, diabetes e hiperlipidemia. No entanto, deve-se notar que o tratamento cirúrgico da obesidade não se limita à cirurgia.

As implicações dos procedimentos cirúrgicos bariátricos para o estado nutritivo do paciente estão particularmente relacionadas às modificações anatômicas e fisiológicas que prejudicam as vias de absorção e/ou dieta. Uma boa compreensão da fisiologia da absorção no trato gastrointestinal é muito importante para a compreensão de potenciais carências nutricionais após a cirurgia.

Vitaminas e minerais são importantes e cofatores em muitos processos biológicos que regulam direta ou indiretamente o peso corporal (Tabela . Os benefícios metabólicos desses micronutrientes na perda de peso incluem regulação do apetite fome, absorção de nutrientes, taxa metabólica, metabolismo de lipídios e carboidratos, função da tireóide e adrenal, armazenamento de energia, homeostase da glicose e atividade neural. Consequentemente, a "suficiência" de micronutrientes é importante não apenas para manter uma boa saúde, mas também para o sucesso máximo na manutenção e perda de peso a longo prazo.

Recomenda-se o uso regular do suplemento , sendo considerado seu uso correto quando usado por pelo menos quatro a cinco vezes por semana. A reposição e absorção de micronutrientes dos alimentos no organismo é a forma mais adequada de manter os estoques corporais nos níveis desejados. Consequentemente, usar uma dose diária adequada de seu polivitamínico/mineral é uma maneira de garantir uma nutrição adequada de micronutrientes para que os processos que auxiliam no controle de peso funcionem convenientemente.

É importante lembrar que alguns nutrientes precisam de uma mistura especial para máxima absorção. Por exemplo, o ferro é melhor absorvido em um ambiente ácido e as vitaminas lipossolúveis precisam de uma fonte de gordura. Além disso, alguns nutrientes são absorvidos principalmente no duodeno, enquanto outros nutrientes serão absorvidos no trato intestinal distal .

Ao receber alta hospitalar, recomenda-se que suplementos polivitamínicos e/ou terapia de reposição de ferro sejam iniciados para o paciente . O uso de vitaminas do complexo B também deve ser considerado no pós operatório de pacientes submetidos a cirurgia bariátrica.

Não existem recomendações adequadas para prevenir ou tratar a maioria das deficiências nutricionais após a cirurgia bariátrica. No entanto, é claro que a integração preventiva está se tornando cada vez mais importante neste contexto. Existem muitos fatores envolvidos na ocorrência de tais defeitos. Mesmo antes de qualquer cirurgia, a obesidade pode estar associada à desnutrição assintomática. Isso pode piorar após ocorrer alterações anatômicas e fisiológicas no trato gastrointestinal. Há também restrições e/ou mudanças na dieta. Desta forma , a suplementação nutritiva torna-se uma alternativa terapêutica necessária, que contribui para a perda de peso saudável e, na maioria das vezes, deve ser avaliada individualmente. O uso profilático de polivitamínicos e minerais devem fazer parte do protocolo de atendimento de todos os pacientes submetidos à cirurgia bariátrica, principalmente aqueles submetidos a técnicas que envolvam algum grau de má absorção. Outros estudos são necessários para determinar a dose eficaz para manutenção do bom estado nutricional do paciente após a cirurgia bariátrica.

Fale Conosco (62) 99275-1838