Blog - Queda de Cabelo após Cirurgia Bariátrica: causas e tratamento

Horário de Atendimento

Seg - Sex: 08h - 17h

Telefone

(62) 3291-6356

WhatsApp

(62) 99275-1838

Queda de Cabelo após Cirurgia Bariátrica: causas e tratamento

23/04/2022 Categoria: Saiba Mais
Queda de Cabelo após Cirurgia Bariátrica: causas e tratamento

Em geral, a cirurgia é um recurso importante e até mesmo único para abordar alguns dos problemas de saúde mais graves e proporcionar aos pacientes maior bem-estar e qualidade de vida. No entanto, eles também podem ter algumas consequências, por isso é necessário seguir o conselho médico. Por exemplo, um efeito colateral muito comum é a queda de cabelo após a cirurgia bariátrica.

Neste artigo, entenda melhor o que causa a queda de cabelo e receba dicas de como lidar com a condição. Segue o próximo.

Por que a queda de cabelo aumenta após a cirurgia para perda de peso? Em primeiro lugar, é importante lembrar que a cirurgia bariátrica não é apenas um procedimento cosmético, é um procedimento médico recomendado para pacientes com IMC alto e com risco de distúrbios relacionados à obesidade.

Portanto, por se tratar de um procedimento invasivo, é necessário tomar alguns cuidados antes e após a cirurgia, seguindo todas as orientações médicas, para minimizar possíveis efeitos adversos – inclusive a queda excessiva de cabelo.

A perda de cabelo após a cirurgia bariátrica ocorre em cerca de 30 a 50 por cento dos pacientes. Pode-se dizer que o problema é multifatorial e pode ocorrer por motivos endócrinos, infecciosos, medicamentosos, traumáticos, seborreicos ou nutricionais. No caso dos pacientes obesos, os motivos nutricionais foram mais relacionados.

É claro que esse processo pode ocorrer devido ao eflúvio telógeno, uma condição caracterizada pelo aumento da queda diária de cabelo. O mesmo foi observado em outros contextos, como pós-parto, pneumonia e pessoas estressadas.

Considerando que as vitaminas e os minerais são componentes importantes para o bom funcionamento do organismo, muitas vezes as diferenças são sentidas quando o corpo ingere menos do que precisa, e o cabelo é um dos primeiros lugares a apresentar essa deficiência.

Assim, a cirurgia bariátrica é segura e eficaz, mas levanta novas questões clínicas e está associada a necessidades diagnósticas, preventivas e terapêuticas específicas.


Portanto, além de evitar ou reduzir possíveis efeitos colaterais, contar com o apoio de uma equipe interdisciplinar e seguir rigorosamente suas recomendações é fundamental para o sucesso do procedimento, perda e manutenção do peso corporal ideal.  


  DICAS PARA PREVENIR A QUEDA DE CABELO APÓS A CIRURGIA BARIÁTRICA

Para lidar e evitar o agravamento do problema, alguns passos importantes precisam ser dados. Incluindo:

Orientação Médica: O pós-operatório é tão importante quanto a própria cirurgia para manter a eficácia da cirurgia. Lembre-se que cada organismo é único, portanto, siga as instruções de sua equipe para contar com os benefícios da cirurgia bariátrica sem ter que lidar com outros problemas que possam surgir; Dieta balanceada: Após a cirurgia para perda de peso, é necessário desenvolver novos hábitos, principalmente uma dieta balanceada; Atividade Física: Manter o corpo em movimento é necessário para o bom funcionamento, saúde e bem-estar; Suplementação: Em alguns casos, é necessária a suplementação de micronutrientes como biotina, sulfato ferroso e zinco; Uso contínuo: geralmente é necessário o uso contínuo de multivitaminas e complexos multiminerais.

Mediante tudo que falamos , é importante entender a importancia de fazer exames periodicos e acompanhamento nutricional para evitar a queda de cabelo após cirurgia bariátrica e outros problemas.


QUER SABER MAIS DICAS SOBRE CIRURGIA BARIÁTRICA , SIGA NOSSO BLOG E NOSSAS REDES SOCIAIS .  

Fale Conosco (62) 99275-1838