Horário de Atendimento

Seg - Sex: 08h - 17h

Telefone

(62) 3291-6356

WhatsApp

(62) 99815-6710

A obesidade é uma doença grave?

14/10/2019 Categoria: Saiba Mais
A obesidade é uma doença grave?

A obesidade é uma doença grave, crônica, multifatorial caracterizada pelo excessivo acúmulo de gordura corporal e normalmente está associada a problemas de saúde, comprometendo ainda mais o estado do indivíduo.

A obesidade é um fator de risco para várias doenças dentre as quais podemos citar: câncer, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, doenças cerebrovasculares, apneia do sono, osteoartrite e diabete Melittus tipo dois.

O aumento do peso corporal é uma tendência mundial. Nos Estados Unidos, por exemplo, 35% da população (algo feito 97 milhões de pessoas!) estão acima do peso. O Brasil, apesar de ainda ser um país subdesenvolvido, segue a mesma tendência, aqui já há 40% de pessoas com peso acima da média.

O diagnóstico é feito através do cálculo de índice de massa corporal (IMC), método mundialmente difundido e criado por Adolphe Quételet, que consiste em dividir o peso do indivíduo (em quilogramas) pelo quadrado de sua altura (em metros). IMC menor a 18,5 corresponde a pessoas com peso abaixo do normal, entre 18,5 e 24,9 é tido como peso normal, entre 25 e 29,9 representa pessoas com peso acima do normal, entre 30 e 30,9 a pessoa está obesa e quando o IMC é maior do que 40 considera-se a pessoa portadora de obesidade mórbida.

Há várias causas para o surgimento da obesidade dentre as quais podemos citar: predisposição genética, dietas ricas em gordura, inatividade física e alterações endócrinas (hipotireoidismo, por exemplo).

Se você sofre com esta doença saiba que não existe milagre, o que oferecemos é o tratamento clinico e cirúrgico para esta comorbidade. Agende uma avaliação e invista em qualidade de vida.

Dr. Paulo Reis

Médico Cirurgião Bariatrico e Cirurgião Geral
CRM-GO 9595
Título de Especialista em Cirurgia Geral – RQE: 10876;

Fale Conosco (62) 99815-6710